Comprar um imóvel na praia significa a realização de um sonho para muitas famílias, afinal, não existe nada mais gratificante do que proporcionar bons momentos de lazer e descanso para os filhos, parentes e amigos.
Mas afinal, como escolher um bom imóvel ou, até mesmo, saber qual é a hora certa de fazer esse investimento? Em nosso artigo de hoje você vai encontrar a resposta para essas e outras perguntas. Boa leitura!
Está na hora de comprar um imóvel na praia?
Acordar pela manhã, sentar na varanda e contemplar a paisagem. Muitas pessoas sonham em levar uma vida tranquila e poder sentir a brisa do mar sempre que tiver vontade.
No entanto, apesar de parecer um sonho relativamente simples, comprar um imóvel na praia exige planejamento e prudência. É necessário considerar, por exemplo, que o apartamento terá custos mesmo quando não for usado.
Saiba o perfil da sua família
Um dos primeiros pontos a ser levado em consideração para saber se está na hora de comprar um imóvel na praia é a sua própria família.
Vocês costumam viajar aos finais de semana ou tirar mais de um período de férias por ano? Seus filhos gostam de ir à praia ou já chegaram na fase em que preferem viajar na companhia dos amigos?
Para aqueles que têm uma família grande ou gostam de mais liberdade e privacidade, um apartamento na praia pode ser perfeito para passar as férias ou para dar aquela escapadinha em meio à rotina corrida.
Considere uma possibilidade de investimento
Um imóvel na praia pode ser uma interessante opção de investimento. Durante as temporadas em que você e sua família não quiserem frequentá-lo, é possível alugá-lo para outras pessoas.
Dentro desse contexto, o imóvel funciona como uma fonte de renda para a sua manutenção e pode, inclusive, custear outras despesas da sua família.
Uma outra possibilidade é comprar o imóvel já considerando a sua venda no futuro. Dessa forma, você e sua família podem usufruir dele agora e, quando os seus filhos ficarem mais velhos, por exemplo, você poderá colocá-lo à venda e assim, obter lucro sobre o investimento realizado.
Como escolher o imóvel certo na praia?
Se chegou o momento em que você já avaliou todos os aspectos citados acima e decidiu que este é um bom momento para comprar um imóvel na praia, é hora de conhecer algumas dicas para não errar na escolha. Confira:
1 - Pesquise o local
Na hora de procurar um imóvel, a primeira coisa a ser feita é pesquisar sobre o local mais adequado. É de extrema importância levar em consideração fatores como a facilidade de acesso ao comércio e estradas e a importância que a proximidade da praia tem em relação ao local em que vocês moram.
Certifique-se que o local possui transporte público, estabelecimentos para comer e fazer compras e, até mesmo, farmácias e proximidade de hospitais.
Se possível, conheça a vizinhança para entender como é o movimento em determinadas épocas do ano. Por exemplo, regiões muito barulhentas e movimentadas durante o verão podem causar incômodo à sua família ou mesmo, reduzir os níveis de segurança da propriedade.
2 - Conte com o apoio de especialistas
Contar com o apoio de um corretor de imóveis durante todo o processo será de grande importância, especialmente se você ainda não conhece muito bem a região em que pretende comprar o imóvel.
Além disso, este profissional ainda poderá te auxiliar no processo de vistoria da propriedade para avaliar suas condições e evitar surpresas desagradáveis no futuro, como problemas com cupins ou infiltrações.
Tenha sempre em mente que, os imóveis na praia geralmente são mais suscetíveis a danos. Sendo assim, todo cuidado é pouco.
3 - Levante todos os custos
Na hora em que estamos prestes a realizar um sonho, é muito comum que sejamos levados pela empolgação. Porém, não podemos negligenciar uma etapa do processo tão importante como é a análise dos custos envolvidos. Lembre-se sempre que comprar um imóvel na praia envolve muito mais do que apenas o seu valor.
Por isso, coloque na ponta do lápis tanto os custos do próprio imóvel, como condomínio e IPTU, como os demais valores envolvidos na transação, como despesas com documentação, cartório e honorários.
Saber o valor exato que você precisará investir para comprar o imóvel vai te ajudar a se preparar melhor para esse momento e a entender se realmente é a hora certa de investir em um apartamento na praia.
4 - Não tenha vergonha de negociar
Comprar um imóvel na praia é uma negociação. Sendo assim, não tenha medo nem vergonha de tentar conseguir algum desconto ou mesmo uma condição melhor de pagamento.
Para isso, não esqueça de ter na ponta da língua todos os tópicos que apontamos até aqui.
Procure conhecer bem o bairro, assim como as vantagens e limitações do imóvel para fazer um comparativo com o mercado e assim fazer uma proposta que esteja de acordo com o valor que você pode arcar.
Não há vergonha nenhuma em negociar e, se você fizer da forma correta, provavelmente vai conseguir fazer uma compra altamente vantajosa!
5 - Mantenha os pés no chão
Realizar um sonho e proporcionar bons momentos para toda a família é sensacional. No entanto, não deixe de ser prudente para não transformar esse momento de conquista e alegria em um verdadeiro pesadelo.
Seja realista e foque em imóveis que estejam dentro do seu planejamento financeiro. Avalie e estude com bastante cuidado todas as possibilidades e opte por opções fáceis e amigáveis para realizar esse sonho.
---
Conte com a Suprema Imóveis:
Os melhores imóveis de Capão da Canoa estão aqui. Por isso, conte conosco para realizar o seu sonho.
Uma corretora de imóveis como a Suprema poderá te apresentar as melhores oportunidades em custo/benefícios, oferecendo todas as garantias para a realização de um negócio seguro e sem surpresas.