Ter um imóvel na praia significa a realização de um sonho para muitas pessoas. Morar no litoral ou mesmo ter aquele lugar especial para passar as férias, descansar, aproveitar bons momentos ao lado da família e amigos parece ótimo, não é mesmo?
Mas para que tudo seja perfeito, é importante que você esteja familiarizado com uma palavrinha: maresia.
O que é maresia?
A maresia trata-se de uma névoa bem fina formada pelas gotículas que evaporam e se desprendem das águas do mar. Além de levar umidade por onde passa também traz o sal do mar, podendo causar sérios danos a diversos materiais, especialmente aos metálicos.
Infelizmente, são justamente as altas temperaturas do litoral que acabam contribuindo para que os efeitos corrosivos da maresia se potencializem.
Mas não se preocupe, isso não é o fim do mundo…
Conforme já mencionamos, alguns materiais sofrem mais com os efeitos da maresia do que outros. Por isso, é de extrema importância conhecer melhor cada um deles antes de dar início a sua casa de praia.
Portanto, confira abaixo a lista com os materiais para evitar na sua mobília, e aqueles para investir sem medo:
Materiais para evitar
-
Ferro
-
Tecidos permeáveis
-
Cerâmica com brilho
Materiais mais indicados
-
Madeira
-
Bambu e vime
-
Vidro
-
Cerâmica fosca
-
Inox
-
Alumínio
-
Concreto
-
Tecidos impermeáveis
-
Tinta acrílica
Mesmo adotando os materiais mencionados, é importante salientar que esse processo ocorre de forma espontânea e sua velocidade pode variar com o tipo de material.
Além da corrosão, a maresia também pode provocar manchas, fissuras e até mesmo desprendimento de fragmentos de concreto, conhecido como desplacamento.
Por isso, fique atento a esse fenômeno, pois sua casa pode ser altamente prejudicada com a maresia. Mas isso pode ser evitado com algumas ações. Confira o que pode ser feito em sua casa e nos seus móveis:
1. Mantenha os ambientes sempre limpos
A dica mais importante que podemos te dar hoje é: mantenha a limpeza dos espaços sempre em dia!
Isso porque a maioria dos problemas causados pela maresia acontecem devido ao seu acúmulo nas superfícies por um longo período de tempo.
O detergente neutro é muito recomendado para a limpeza de diversos tipos de áreas. Juntamente com um pano úmido, o detergente auxilia na retirada dos agentes corrosivos acumulados nas superfícies, evitando que elas oxidem com maior facilidade.
2. Utilize os produtos de limpeza certos
O uso de misturas caseiras e produtos químicos nem sempre são a melhor alternativa para a retirada de manchas e bolor. Além disso, tais produtos ainda oferecem um grande risco de envenenamento. Cada móvel e superfície exige um produto de limpeza específico. O uso contínuo de produtos impróprios pode fazer com que os mesmos danifique-os, e não a maresia.
Outra dica é deixar o ar circular livremente pela casa. Dessa forma, o bolor e as manchas terão uma possibilidade bem menor de aparecerem.
3. Utilize uma regra de limpeza diferente para cada cômodo/móvel da casa
Conforme mencionamos no tópico anterior, cada móvel e superfície exige um produto de limpeza específico. E assim acontece também para a forma como você irá administrar e cuidar de cada um desses móveis.
Abaixo, listamos alguns deles:
Eletrodomésticos: Para evitar que os eletrodomésticos enferrujem facilmente, uma boa dica é protegê-los utilizando plásticos ou borracha. Caso não seja possível, fique atento às manchinhas de corrosão e aja rapidamente. Utilize uma lixa fina (própria para a superfície específica) e remova a parte enferrujada do material.
Madeira: O óleo de peroba e lustra-móveis são ótimos aliados na hora de proteger seus móveis de madeira dos efeitos da maresia. Para isso, basta fazer a aplicação do produto semanalmente. Em relação aos pisos ou decks, o indicado é a aplicação anual de verniz naval, também chamado de verniz marítimo. Além de proteger, o produto vai deixar a madeira mais bonita e lustrosa.
Paredes: Recomenda-se proteger uma vez ao ano as paredes externas com tintas impermeabilizantes, além de fazer a aplicação do verniz para finalizar. Já nas paredes internas, que tendem a desenvolver fungos, o ideal é investir em tintas com fungicidas
Ferragens e metais: As peças fabricadas em ferro são as que mais sofrem com a oxidação da maresia. E para evitar esse problema, dê preferência a materiais de aço inoxidável, alumínio ou PVC na hora de construir sua casa. Caso não seja possível, recomenda-se aplicar algumas camadas de verniz com poliuretano ou algum outro revestimento antioxidante para impermeabilizar as superfícies, como portões, portas e janelas.
Televisões e computadores: As partes internas do computador e da televisão também são alvos fáceis da maresia. Por isso, evite deixá-los em locais com alta circulação de ar. Além disso, colocar uma capa na TV e no computador e guardar o notebook em um estojo específico são ações simples mas que podem aumentar bastante a durabilidade dos seus equipamentos eletrônicos.
4. Use menos água na limpeza
É bastante comum que as pessoas com casas no litoral utilizem muita água na hora de fazer a limpeza. Acontece que a maresia já proporciona ambientes úmidos e utilizar mais água não é a melhor das escolhas.
Se possível, opte por uma limpeza mais à seco, varrendo, aspirando e utilizando pano seco para retirar a sujeira acumulada.
5. Controle a umidade que entra na sua casa
Conforme comentamos no começo do artigo, a maresia nada mais é que um tipo de névoa de umidade carregada de salinidade vinda diretamente do mar. Dessa forma, quanto menos a umidade entrar em sua casa, melhor!
Para isso, nossa dica é, primeiramente, pintar o lado externo da casa anualmente com uma tinta impermeabilizante e, em seguida, passar um verniz por cima para finalizar.
Já para a parte interna do imóvel, o ideal é utilizar tintas próprias para evitar o acúmulo de fungos.
Conte com a Suprema Imóveis:
Esperamos que nossas dicas possam te ajudar. Lembre-se, uma corretora de imóveis como a Suprema poderá te apresentar as melhores oportunidades em custo/benefícios, oferecendo todas as garantias para a realização de um negócio seguro e sem surpresas.
Os melhores imóveis do litoral norte gaúcho estão aqui. Conte conosco para realizar o seu sonho.